Sobre

Patrocinadores - Rally dos SertõesCada edição do Rally dos Sertões traz uma experiência de vida única para quem tem a oportunidade de participar. Em 2013, a competição chegou a sua 21ª edição: carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs aceleraram por mais de quatro mil quilômetros pelo coração do Brasil, largando e chegando em Goiânia (GO), mas passando também por cidades no Tocantins. Motos e quads ainda competiram pela única etapa com peso dobrado do Mundial FIM.

Depois de 20 edições, o maior rali do mundo disputado dentro de um único país já passou por mais de 90 cidades brasileiras e rodou mais de 90 mil quilômetros. Para comparação, seriam duas voltas no planeta Terra e ainda sobraria um pouco para desbravar novos lugares.

Por trás da competição, há ainda toda a preocupação com ações ambientais e sociais, que ganham destaque no cenário nacional e internacional. Do lado ambiental, a responsabilidade é recolher o lixo deixado pelo percurso e nos acampamentos por uma equipe técnica especialmente treinada e capacitada para tal tarefa. A principal atividade da equipe é remover os resíduos provenientes de incidentes com os veículos da competição, como vidros quebrados, pedaços de ferro, derramamento de óleo e tudo que possa agredir o meio ambiente. O Rally dos Sertões coleciona dois prêmios conquistados por essa ação ambiental: o Enviromental Awards 2009, prêmio concedido pela FIM – Federação Internacional de Motociclismo – aos mais destacados programas de conscientização e de preservação do meio ambiente ligados aos esportes a motor em todo o mundo; e o prêmio concedido pela UML – União Latinoamericana deMotociclismo – entidade filiada à FIM, em 2007.

Já a ação social do Rally dos Sertões compreende a realização de diversas atividades e programas, levados por uma equipe de profissionais que neste ano foi coordenada pelo Instituto S.A.S. Brasil, com apoio do Teuto/Pfizer. Foram desenvolvidas atividades em quatro frentes: saúde, arte, esporte e arquitetura e engenharia. Com a primeira, foram oferecidos serviços nas áreas de ginecologia, oftalmologia, clínica geral e odontologia em todas as comunidades. O Teuto, laboratório oficial do Rally dos Sertões, disponibilizou todo o medicamento utilizado nos tratamentos, que esteve sob a responsabilidade de profissionais da ‘SAS Brasil’.

Elogiado, admirado e sonhado por pilotos profissionais e amadores dos cinco continentes, o Rally dos Sertões é campeão absoluto em impacto social, já que nenhum outro grande evento gera benefícios similares nesta área ao país e sua população. O Sertões move uma caravana de duas mil pessoas durante 15 dias, tendo governos, prefeituras, investidores privados e empresas de comunicação como parceiros para movimentar algo perto de 50 milhões de reais por edição. Por estimular o consumo em cada uma das pequenas cidades pela qual a prova passa, gera um impacto econômico único para essas comunidades.